- Área: 77 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Pablo Casals Aguirre
-
Fabricantes: Arauco, Canteras Andinas, Duomo, Eurolock, Melón Hormigones, Nuprotec, Winko
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão "10 cubiertas" é um projeto de reforma e ampliação dos espaços externos e de uso comum de uma antiga casa de praia em um condomínio fechado, implantado na linha de frente de um conjunto de casas de frente para o mar, em um terreno de inclinação considerável junto à rodovia E-30F, na zona de Zapallar y Papudo em Valparaíso, Chile.
O projeto considera as preexistências, mantendo a implantação original da casa existente assim como do estacionamento de veículos junto ao nível mais alto do terreno e um pequeno terraço de pedra com piscina na cota mais baixa e mais próxima da praia, possibilitando a conexão direta com o passeio público junto à orla da praia, costeando os limites na borda inferior da propriedade.
A situação do projeto original, inacabado, impedia a conexão direta entre a casa e a praia. Isso permitiu a criação de um novo projeto de paisagismo que redefine os limites do terreno, repara a encosta natural e constitui novos espaços de estar e ócio junto à beira da praia, articulando a relação anteriormente ausente entre a casa e a orla marítima, otimizando o uso e a autonomia de seus espaços.
A inclinação da encosta e as vistas que ela proporciona, tanto em direção à casa quanto em direção ao mar, deram as pautas para o desenvolvimento da proposta, articulando a idéia de construir uma grande cobertura suspensa apoiada sobre um novo muro de contenção. Apesar de aterrarmos parte da encosta, a cobertura funciona como um mirante, mimetizando-se em meio à paisagem natural e acoplando-se perfeitamente à estética de casa existente, permitindo ainda criar novas áreas cobertas que ao longo do caminho emolduram as vistas para a paisagem de Zapallar.
A partir disso, o projeto se desenvolve através de outros quatro pequenos terraços complementares; o primeiro espaço coberto abriga uma choupana com jacuzzi, o segundo está voltado ao espaço da piscina, o próximo é a área para tomar banho de sol e finalmente, o último terraço é aquele que faz a mediação entre os espaços privados da casa e o passeio público junto à areia da praia. Dentro das áreas cobertas, e junto ao muro de contenção, foram implantados todos os recintos de convívio e uso comum do edifício; equipados com uma grande churrasqueira à lenha, uma churrasqueira à gás, uma pia, uma bancada de trabalho, um freezer e um lavabo / adega, os quais encontram-se protegidos por cortinas e portas de segurança para manter estes espaços vedados e protegidos quando não há ninguém em casa. Em frente ao muro de contenção que divide os programas da casa, encontram-se o terraço coberto e de frente para o mar, aonde estão implantadas as principais áreas de estar dentro de uma planta flexível e versátil: aqui encontram-se a sala de jantar, o bar e o living, que a sua vez dá acesso a circulação vertical do edifício; o elevador e as escadas, chegando até aos terraços inferiores, aonde podemos acessar à área da piscina e um jardim protegido com guarda-corpos de vidro para a segurança das crianças.